sexta-feira, 16 de março de 2012

DataWarehouse (DW) & Data Mart (DM)

Um DW (Data Warehouse ou Armazém de Dados) é uma coleção de dados orientada por assunto, integrada, variante no tempo e não volátil que tem por objetivo dar suporte aos processos de tomada de decisão.

É um repositório central que armazena dados de várias fontes, transformando-os em um modelo comum, multidimensional, para a realização de consultas e análises mais eficientes.

A diferença entre um DW e um DM basicamente consiste no volume de dados, abrangência e foco. Enquanto o DW foca na organização como um todo os DM´s focam em um determinado departamento ou conjunto especifíco de usuário, por exemplo.

A construção deste armazém pode acontecer de duas formas, cada abordagem têm seus prós e contras. As circunstâncias e particularidades de cada projeto é que determinarão qual utilizar.

Na abordagem Top-Down primeiro se monta o DW (corporativo) para num segundo momento criar os DM (departamentais).
Fonte:http://www.dataprix.net/pt-pt/24-data-mart 

Ou utilizar a abordagem Bottom-UP onde primeiro é criado os DM´s para em seguida montar o DW da organização.
Fonte:http://www.dataprix.net/pt-pt/24-data-mart 



Nenhum comentário:

Postar um comentário