quarta-feira, 14 de março de 2012

BI (Business Intelligence)

O termo Business Intelligence ou Inteligência Empresarial foi utilizado pela primeira vez na década de 80 pelo Gartner Group, porém o conceito remonta desde a antiguidade onde, por exemplo, se observavam a posição dos astros, os períodos de sol / chuva e as marés para a tomada de decisões.


Com o desenvolvimento dos sistemas computacionais ao longo das últimas décadas, observa-se também o desenvolvimento do BI, impulsionado pela permanente necessidade das organizações de manterem a competitividade.


Atualmente, pode-se sintetizar BI como um conjunto de ferramentas, conceitos e metodologias que se utiliza da tecnologia da informação (TI) para coletar dados, analisá-los e transformá-los em informação. Com isso, os sistemas de BI concedem às organizações conhecimento sobre seus negócios, contribuindo para que os gestores optem pela decisão mais acertada.
http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/933/544
Os componentes de uma estrutura de BI são basicamente:
  • Dados operacionais;
    • É a matéria prima do BI, são os dados originados das aplicações utilizadas no dia-a-dia da organização, por exemplo o ERP.
  • ODS (Operacional Data Store);
    • Armazena os dados operacionais de forma consolidada, porém não possuem características dimensionais (como o DW e DM).
  • Ferramentas de ETL (Extração, Transformação e Carga);
    • Veremos com mais detalhes posteriormente.
  • Data Warehouse (DW) e Data Marts (DM);
  • Data Mining (Mineração de Dados);
    • Veremos com mais detalhes posteriormente.
  • Visualização dos resultados;
    • Ferramentas que permitem ao usuário final visualizar de forma amigável as informações para auxiliar na tomada das decisões.

Este é um breve resumo sobre BI, persistindo alguma dúvida ou necessitando de maiores esclarecimentos, registre seu comentário e vamos aprender juntos.

Fonte:
ANTONELLI, Ricardo A. Conhecendo o Business Intelligence (BI) - Uma Ferramenta de Auxílio à Tomada de Decisão. Revista TECAP. v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/933/544 acesso em: 14 de mar. 2012.

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